sexta-feira, 4 de março de 2011

Tesouros da internet: filme "Antonio Gramsci, os dias de cárcere"




Realmente, a internet permite coisas fantásticas. Entre elas, o acesso a verdadeiros tesouros perdidos. Por exemplo: descobri recentemente, graças ao amigo Rafael Maieiro, o filme Antonio Gramsci. I giorni del carcere (Antonio Gramsci. Os dias de cárcere), de 1977, dirigido por Lino del Fra (disponível acima).

A película retrata os anos vividos por Gramsci na prisão de Turi, em Bari, na Itália (de julho de 1928 até outubro de 1933). O drama pessoal, as divergências em relação à teoria do social-fascismo - adotada pela III Internacional stalinizada e pelo próprio partido de Gramsci, o PCI - e o crescente isolamento político do pensador italiano estão bem registrados na produção. Esse é o seu principal mérito.

Do ponto de vista estritamente estético, o filme deixa um pouco a desejar, principalmente quando, ao abandonar momentaneamente a narrativa ficcional, assume um tom de documentário.

Por fim, vale ressaltar que a película - falada em italiano e com legendas em espanhol - foi produzida em preto e branco para a televisão italiana e recebeu o "Grande Prêmio do Festival Internacional do Filme de Locarno", em 1977. Uma boa dica para os interessados na vida e na obra do dirigente comunista sardo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rondó da Liberdade não censura comentários, mas não publica ofensas pessoais e expressões chulas. Assim, os comentários - sempre bem-vindos - serão moderados.